domingo, 7 de agosto de 2011

SOCIOLOGIA - Planejamento p/ 2º semestre 2011

ESTADO DE GOIÁS
COLÉGIO ESTADUAL SENADOR TEOTÔNIO VILELA
AUTORIZADO P/RES. Nº 398 DE 17/10/1985
CRIADO PELA LEI 9.977 DE 14/01/1986
RECONHECIDO P/RES. Nº 574 DE 08/08/2008

COLÉGIO ESTADUAL SENADOR TEOTÔNIO VILELA
PLANEJAMENTO PARA O CURSO DE SOCIOLOGIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO (2º semestre)
PROFESSOR – ALLAN RÔMULO DE LIMA

2º semestre letivo – 2011



1. JUSTIFICATIVA

É no desenvolvimento conjunto dos diferentes níveis de habilidades que a compreensão da vida do ser humano em grupo, as regras de convivência e os fundamentos das sociedades são gradativamente apreendidas pelo aluno. Sendo assim, buscamos oferecer aos educandos um curso interdisciplinar onde ele possa ler por si mesmo, de acordo com o seu interesse e natural curiosidade, que o oriente a refletir e a construir seu pensamento crítico e analítico, associando os conteúdos abordados em cada disciplina fornecendo uma visão local e universal de forma teórico-prática e contextual da realidade que possibilite sair da passividade e assumir postura mais ativa na escola e na vida a partir do conhecimento e compreensão dos direitos, dos deveres, dos valores da tolerância, da amizade e da diversidade que enriquece o convívio coletivo/social.
FOCO – Renovação do Ensino de Ciências – Competência e Habilidades em Ciências para desenvolver raciocínio contextualizado e interdisciplinar nos processos de leitura, interpretação e produção de conhecimentos. (Matriz de referência para o ENEM).


2. OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS

• Despertar nos alunos a capacidade de saber ler e interpretar os fenômenos sociológicos históricos e contemporâneos, incentivando-os a aquisição de conhecimento sobre as ciências através da prática, possibilitando a compreensão do cotidiano e do universo sócio-cultural humano compreendendo os elementos culturais que constituem as identidades.
 Levar o aluno a compreender o papel do homem como parte da natureza e as conseqüências de sua ação sobre ela a partir das relações socioeconômicas e culturais de poder reconhecendo a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais;
 Propiciar ao aluno conhecimentos que possa levá-lo a respeitar a diversidade e as diferenças, reconhecendo a igualdade básica dos seres humanos utilizando os conhecimentos históricos e geográficos para compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do individuo na sociedade;
 Proporcionar ao aluno elementos para que possa conhecer a realidade local, regional, nacional e mundial, reconhecendo a interdependência entre elas a partir das transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social ampliando a sua “visão de mundo” e o “horizonte de expectativas” nas relações interpessoais com os vários grupos sociais.


3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

• Leituras informativas
• Estudo dirigido – interpretação dos textos
• Passeios ecológicos e observações urbanísticas
• Visitas a fábricas e parques de exposições
• Aulas expositivas dialogadas
• Exibição de filmes
• Orientação para preparação de resumos e esquemas
• Quadro e giz; livros, revistas, jornais; caderno; TV, vídeo, DVD, retro-projetor, data show e aparelho de som.


4. AVALIAÇÃO

• Participação nas aulas (leituras e discussão dos textos)
• Participação nas exibições de filmes
• Elaboração de textos, resumos e esquemas.
• Participação em palestras
• Empenho para solucionar problemas propostos, trabalhos escolares, testes conceituais, etc.
• Composição da NB (nota bimestral): Atividades desenvolvidas em sala e extra-sala – vl. 14 pts; Atividade avaliativa para verificação da aprendizagem (Interdisciplinar) – vl. 6,0 pts, onde se soma as notas obtidas no decorrer do bimestre e divide-se por 2,0 (dois) obtendo-se a média do bimestre. Ex.: N1 + N2 + N3 + N4 / 2 = MB.
• Obs.: a recuperação é continuada.

N1 – Reflexão crítica – vl. 5,0 pts.
N2 – Leitura e compreensão – vl. 4,0 pts.
N3 – Pesquisa, interpretação e reflexão – vl. 5,0 pts.
N4 – atividade avaliativa para verificação da aprendizagem (interdisciplinar) vl. 6,0 pts.
MB – média do bimestre.

Obs. Os critérios e a pontuação das avaliações serão esclarecidos aos alunos na medida em que forem propostos.
Essa avaliação não se refere apenas ao domínio dos conteúdos específicos, mas também ao desenvolvimento das capacidades (competências e habilidades – Matriz do ENEM) como um todo e, como indicador para orientar a prática educacional, o desenvolvimento da sociabilidade, responsabilidade, ética e respeito dentro do grupo.


5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º período

• Cultura: nossa herança social (diversidade regional – Geografia)
• Os princípios da Sociologia
• A objetividade e neutralidade do pesquisador
• Somos seres sociais
• Grupos Sociais e Interação
• Estrutura e organização social (pobreza e desenvolvimento)
• O papel social da educação

2º período

• Sociedades Contemporâneas: (das origens aos dias de hoje) – como funciona a sociedade. (fundamentos da democracia – Geografia)
• O trabalho e a sociedade
• Grupos sociais e interação
• A comunicação e as instituições sociais
• Processos sociais
• A globalização e seus dilemas.
• O papel social da educação

3º período

• Grupos sociais e interação (pobreza e desenvolvimento) - (urbanização – Geografia)
• Organização social e cidadania
• O trabalho e os modos de produção
• A família e a construção do caráter social
• Religião e ideologia
• O Papel Social da Educação – tipos de educação
• A nova escola

4º período

• Viver em Sociedade – (reforma agrária e movimentos sociais – Geografia)
• Como se sustentam os grupos sociais
• Os jovens como objeto da Sociologia
• Estrutura e organização social
• Trabalho e sociedade
• O que provoca a mudança social
• Sociedade Contemporânea (a globalização e seus dilemas)

5º período

• Cultura nossa herança social
• As duas faces da cultura
• Cultura e progresso
• O desenvolvimento econômico – IDH (o processo de globalização – Geografia)
• Controle social
• Mobilidade social
• Sociedades estratificadas

6º período

• Sociedades Contemporâneas (o mundo capitalista – um novo modo de produção) – (meio técnico cientifico informacional – Geografia)
• As instituições sociais
• A família e a igreja
• O Estado
• Mudança social
• O que provoca a mudança social
• A globalização e seus dilemas


6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOLIGIAN, Levon & ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência. Volume único – Ensino Médio. S. Paulo: Atual, 2004.
KRAJEWSKI, Ângela Corrêa. Geografia Pesquisa e ação. Volume único – Ensino Médio, 2ª ed. S. Paulo: Moderna, 2003.
OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia – Ensino Médio. S. Paulo: Ática, 2008.
MEDEIROS, Bianca Freira & Bomeny, Helena. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. S. Paulo: Editora do Brasil, 2010.
RODRIGUE, Joelza Éster. Historia em Documento – imagem e texto – S. Paulo: FTD, 2004.

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