domingo, 17 de fevereiro de 2013

Sociologia - Exp. Aprend. 1º bim. 2013 - 6º período


6ª PERÍODO DO ENSINO MÉDIO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

1º BIMESTRE

· Compreender as formas de organização social das relações de trabalho em diferentes tempos históricos e culturas.

· Compreender a divisão social do trabalho e a coexistência de diferentes relações sociais de produção, com ênfase na divisão de classes no modo de produção capitalista.

· Perceber a complexidade das transformações no mundo do trabalho e refletir sobre as consequências dessas transformações no padrão de acumulação capitalista.

· Compreender e distinguir as diferentes manifestações de trabalho formal e informal no Brasil, com especial atenção às formas de trabalho precarizado, infantil, escravo e análogo à escravidão.

· Entender a dinâmica do mercado de trabalho no Brasil relativamente aos marcadores sociais de diferença.

· Identificar os processos de regulação e flexibilização das relações de trabalho e compreender as especificidades do capitalismo brasileiro. 

EIXOS TEMÁTICOS

Trabalho, Sociedade e Capitalismo.

Relações de Trabalho. 

CONTEÚDOS

· O trabalho visto como protoforma1 de atividade humana.

· Paradigmas produtivistas e a atualidade do método marxiano – taylorismo, fordismo e a produção flexível - ênfase nos modelos de gestão e estratégias para produzir acréscimos de produtividade.

· Direitos trabalhistas e flexibilização – trabalho formal e informalidade no Brasil.

· Mercado, economia, emprego e desemprego no Brasil e no mundo.

Sociologia - Exp. Aprend. 1º bim. 2013 - 3ª série


3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

1º BIMESTRE

· Compreender o conceito de etnocentrismo e as relações de poder nele implicadas.

· Compreender os problemas decorrentes da visão etnocêntrica e relativizar as diferenças culturais.

· Analisar a produção cultural como um processo histórico marcado pela diversidade, necessariamente negador dos determinismos biológico, geográfico e do etnocentrismo.

· Refletir sobre a noção de ideologia como instrumento de poder e como construção social.

· Entender como os padrões de consumo se relacionam com as posições sociais dos indivíduos.

· Entender como o consumo se relaciona com o acesso aos bens e serviços coletivos e com as desigualdades sociais e regionais.

· Entender as relações entre consumo e cidadania – os direitos e deveres dos consumidores – e algumas questões éticas envolvidas no ato de consumir. Construir uma visão crítica da indústria cultural, reconhecendo as diversas ideologias que a atravessam, bem como sua transformação em cultura de massa. 

EIXOS TEMÁTICOS

A Concepção Antropológica de Cultura e a Diversidade Cultural.

Cultura e Consumo. 

CONTEÚDOS

· Conceito antropológico de cultura: a desnaturalização dos costumes.

· Diversidade cultural: etnocentrismo e relativismo cultural.

· Indústria Cultural.

· A mídia e as comunicações de massa.

· Consumo e alienação – Ideologia.

Sociologia - Exp. Aprend. 1º bim. 2013 - 2ª série


2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

1º BIMESTRE

· Situar a origem e desenvolvimento da Sociologia no Brasil.

· Identificar as etapas da evolução da Sociologia, considerando a influência dos fatores externos, relacionando-as com as transformações do panorama político, cultural e econômico do país.

· Entender a importância da elaboração de uma temática e de uma linha de interpretação sociológica de raízes nacionais.

· Reconhecer a originalidade e a contribuição dos sociólogos brasileiros à Sociologia do desenvolvimento. 

EIXOS TEMÁTICOS

Sociologia no Brasil. 

CONTEÚDOS

· Geração de 1930: formação do povo brasileiro e desenvolvimento econômico brasileiro.

· Gerações de 1940 e 1950: a questão racial e a revolução burguesa no Brasil.

· Teoria do Subdesenvolvimento e Teoria da Dependência Econômica.

Sociologia - Exp. Aprend. 1º bim. 2013 - 1ª série


1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

1º BIMESTRE

· Diferenciar os conceitos de senso comum e conhecimento científico e compreender os princípios que tornam uma abordagem sociológica diferente de uma abordagem de senso

comum.

· Compreender o surgimento da Sociologia no seu contexto histórico - demonstrar compreensão e informação histórica sobre o contexto e o conteúdo do surgimento da sociologia como ciência.

· Compreender o homem como ser social e a subjetividade individual como resultante da socialização.

· Compreender a relação entre o indivíduo e a sociedade, bem como as diferentes formas de sociabilidade.

· Compreender a diferença entre as categorias sociais utilizadas na convivência do dia a dia e aquelas desenvolvidas a partir de uma atitude mais distanciada do contexto em que vivemos.

· Compreender que a civilidade é um dos mecanismos da socialização que torna possível o convívio em sociedade – diminui a violência e evita surpresas nas relações entre os indivíduos.

· Compreender o papel das tecnologias de informação e comunicação nas transformações da contemporaneidade, assim como a sua importância na construção de novas formas de sociabilidade e sua utilização como instrumento de controle social. 

EIXOS TEMÁTICOS

Senso-comum e Conhecimento Sociológico.

Contexto Histórico do Surgimento da Sociologia.

O Campo da Sociologia. 

CONTEÚDOS

· Ciência e Senso Comum.

· Contexto Histórico do Surgimento da Sociologia.

· Contradições da sociedade moderna e a resposta sociológica: o positivismo de Auguste Comte; Cientificismo; Organicismo; Evolucionismo.

· Relação entre indivíduo e sociedade; sociabilidade e socialização; isolamento social.

· Sociabilidade no ciberespaço.

História - Exp. Aprend. 1º bim. 2013 - 6º período


6º PERÍODO DO ENSINO MÉDIO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

1º BIMESTRE

· Compreender a relação de gênero no tempo e no espaço: entendendo e distinguindo a ação dos sujeitos históricos, homens, mulheres e crianças, ao longo da história da humanidade.

· Identificar a ausência da mulher nas narrativas históricas tradicionais.

· Desenvolver atitudes contrárias ao racismo, ao preconceito e qualquer forma de discriminação.

· Discutir a construção do outro e suas representações ao longo da história.

· Utilizar a leitura, a compreensão e a interpretação de textos diversos para tornar-se um leitor competente e possibilitar o letramento linguístico, literário, social, científico.

· Valorizar a ação dos movimentos sociais em prol da democracia e da igualdade de direitos.

· Identificar as diferenças de movimentos revolucionários socialistas: Rússia, China e Cuba.

· Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos e ambientais no século XX.

· Compreender a cidadania em uma perspectiva histórica, como resultado de lutas, confrontos e negociações.

· Relacionar o contexto sociopolítico com a construção das ditaduras e do populismo na América Latina.

· Interpretar o contexto histórico das experiências autoritárias da América Latina; analisar a instauração do regime militar no Brasil, calcado na supressão dos direitos políticos e civis e no intervencionismo estatal na economia; identificar a importância da liberdade de expressão e das garantias individuais do cidadão como fundamentos da sociedade democrática.

· Compreender a relação entre a construção de Brasília e a “Marcha para o Oeste”, como marco do desenvolvimento econômico da região Centro-Oeste.

· Analisar o processo histórico de redemocratização brasileiro e seus desdobramentos.

· Compreender o processo de redemocratização da América Latina dando ênfase à “Nova República” brasileira com a culminância da promulgação da Constituição de 1988. 

EIXOS TEMÁTICOS

Relações políticas, religiosas, culturais e econômicas no mundo contemporâneo.

Globalização. 

CONTEÚDOS

· Revoluções Chinesa e Cubana.

· Brasil e Goiás: República “Democrática” ou “Populista”.

· Ditaduras na América latina.

· Brasil e Goiás: A Ditadura Militar.

· Brasil e Goiás: Redemocratização e a Constituição Cidadã de 1988.

História - Exp. Aprend. 1º bim. 2013 - 2ª série


2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

1º BIMESTRE

· Compreender a relação de gênero no tempo e no espaço: entendendo e distinguindo a ação dos sujeitos históricos, homens, mulheres e crianças, ao longo da história da humanidade.

· Identificar a ausência da mulher nas narrativas históricas tradicionais.

· Desenvolver atitudes contrárias ao racismo, ao preconceito e qualquer forma de discriminação.

· Discutir a construção do outro e suas representações ao longo da história.

· Utilizar a leitura, a compreensão e a interpretação de textos diversos para tornar-se um leitor competente e possibilitar o letramento linguístico, literário, social, científico.

· Compreender a diversidade política e cultural da África.

· Comparar o conceito de escravidão no mundo antigo e no mundo moderno.

· Discutir os conceitos de diáspora e tráfico de escravos.

· Discutir o significado do dia 20 de novembro.

· Valorizar a luta pela igualdade de direitos de negros, índios e mulheres.

· Discutir as representações sociais dos sujeitos históricos, brancos, negros índios e mulheres ao longo da história.

· Compreender o multiculturalismo brasileiro.

· Analisar as principais organizações sociopolíticas na América Pré- Colonial.

· Comparar os conflitos culturais, sociais, políticos e econômicos dos períodos pré-colonial e contemporâneo.

· Desenvolver comportamentos de respeito à diversidade cultural.

· Comparar a colonização inglesa, espanhola e portuguesa.

· Caracterizar as relações de trabalho na América.

· Identificar a diversidade social na América Portuguesa.

· Analisar as diferentes atividades econômicas na América Portuguesa.

· Analisar a situação dos grupos indígenas em Goiás (Karajá, Tapuio e Avá-Canoeiro).

· Pesquisar e analisar manifestações culturais de origem indígena e africana no Brasil e em Goiás.

· Compreender o processo de ocupação do território goiano. 

EIXOS TEMÁTICOS

Relações políticas, religiosas, culturais e econômicas no mundo moderno.

Dominação, escravidão e resistência. 

CONTEÚDOS

· África.

· América Pré- Colonial.

· América Colonial.

· Goiás Colonial: Expedições de Bandeiras e Entradas, povoamento e mineração.

História - Exp. Aprend. 1º bim. 2013 - 1ª série


1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

1º BIMESTRE

· Compreender que a transmissão do conhecimento não é neutra e que o Ser Humano é o sujeito/agente da História.

· Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber.

· Identificar características e conceitos relacionados às várias temporalidades históricas (periodização da História – divisão tradicional).

· Reconhecer a diversidade dos processos históricos e das experiências humanas em seus referidos contextos.

· Reconhecer a importância da escrita para o desenvolvimento histórico da humanidade, identificando seus diferentes suportes.

· Identificar as diferentes linguagens das fontes históricas, para a compreensão de fenômenos histórico-sociais.

· Compreender a relação de gênero no tempo e no espaço: entendendo e distinguindo a ação dos sujeitos históricos, homens, mulheres e crianças, ao longo da história da humanidade.

· Identificar a ausência da mulher nas narrativas históricas tradicionais.

· Desenvolver atitudes contrárias ao racismo, ao preconceito e qualquer forma de discriminação.

· Discutir a construção do outro e suas representações ao longo da história.

· Utilizar a leitura, a compreensão e a interpretação de textos diversos para tornar-se um leitor competente e possibilitar o letramento linguístico, literário, social, científico.

· Reconhecer a importância de submeter à crítica o conceito de Pré-história, com base na crítica ao viés eurocêntrico e à delimitação pela ausência da escrita.

· Estabelecer relações espaciais e temporais, relativas ao surgimento da humanidade e ao povoamento de diferentes espaços geográficos.

· Analisar os processos de formação das instituições sociais e políticas, a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades ao longo da história.

· Relacionar sociedade e natureza, analisando suas interações na organização das sociedades e suas produções culturais.

· Identificar as principais características do processo histórico de constituição da cidade, analisando sua importância e significados ao longo do tempo.

· Compreender as formas de exploração do trabalho no mundo antigo: escravidão, servidão e trabalho livre. 

EIXOS TEMÁTICOS

O ofício do historiador. Da origem da humanidade ao surgimento do Estado. 

CONTEÚDOS

· Historiografia: importância do conhecimento científico.

· Pré-história – Períodos Paleolítico e Neolítico.

· Pré-História: processo de ocupação da América, do Brasil e de Goiás.

· O Oriente Próximo e o surgimento das primeiras cidades.

· Egito: Pré-história africana, civilizações antigas no continente africano e suas características

históricas; história ptolomaica.

· Mesopotâmia.

· Hebreus, Fenícios e Persas.

Geografia - Exp. Aprend. 1º bim. 2013 - 3ª série


3ª SÉRIE/ENSINO MÉDIO

1º BIMESRE

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

Contextualizar o processo histórico de regionalização do mundo e suas

consequências.

Conhecer e refletir sobre os motivos que levam à ocorrência de conflitos,

levantes, e guerras no espaço geográfico mundial.

Entender que a atual configuração geográfica, das nações é em grande

parte resultado da disputa ideológica, territorial econômica e política da

guerra fria.

Reconhecer o papel socioeconômico que o continente Africano apresenta

no contexto do espaço geográfico mundial.

Compreender as desigualdades internas e conflitos regionais da África.  

EIXOS

TEMÁTICOS

Social - Cartográfico- Físico territorial 

CONTEÚDOS

Espaço mundial: configuração, conflitos e perspectivas.

Geopolítica mundial.

Guerras e conflitos atuais.

Guerra Fria e a nova ordem mundial.

Geografia - Exp. Aprend. 1º bim. 2013 - 2ª série


2ª SÉRIE/ENSINO MÉDIO

1º BIMESRE

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

Entender as diversas concepções de natureza e suas implicações na relação

homem/meio, identificando as causas e consequências dos impactos ambientais.

Conhecer o ambiente de sobrevivência do homem, bem como compreender o

comportamento da sociedade nas suas relações com a natureza, socioeconômicas e

culturais.

Entender o comportamento da sociedade, suas relações socioeconômicas e culturais

com a natureza na transformação do espaço geográfico e refletir sobre suas

consequências para o planeta.

Interpretar o espaço geográfico a partir da interação sociedade-natureza, sua

dinâmica e compreender que o ser humano faz parte dele, como agente modificador.

Diferenciar as diversas formas de uso e ocupação do solo do meio rural e as causas

dos conflitos agrários. 

EIXOS

TEMÁTICOS

Social - Cartográfico- Físico Territorial 

CONTEÚDOS

Relação Homem- Natureza–Homem.

Meio ambiente, desenvolvimento e preservação.

Degradação Ambiental.

Evolução da temática ambiental.

Formação e produção do espaço agrícola e conflitos agrários no mundo, no Brasil e em Goiás.

Geografia - Exp. Aprend. 1º bim. 2013 - 1ª série


1ª SÉRIE/ENSINO MÉDIO

1º BIMESRE

 

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

Conhecer, conceituar as categorias de análise da Geografia e estabelecer

correlações para compreender o funcionamento do Espaço Geográfico.

Entender que a paisagem é o ponto de partida para o estudo do espaço

geográfico.

Compreender o espaço geográfico como o conjunto indissociável de sistemas de

objetos (redes técnicas, prédios, ruas) e de sistemas de ações (organização do

trabalho, produção, circulação, consumo de mercadorias, relações familiares e

cotidianas), que revela as práticas sociais dos diferentes grupos humanos que

nele produzem, lutam, sonham, e fazem a vida caminhar.

Entender o comportamento da sociedade, suas relações socioeconômicas e

culturais com a natureza na transformação do espaço geográfico e refletir sobre

suas consequências para o planeta.

 

EIXOS

TEMÁTICOS

Social – Cartográfico – Físico territorial

 

CONTEÚDOS

Ciência geográfica e seu objeto de estudo.

Categorias de análise da Geografia.

A construção do espaço geográfico.

A geografia contemporânea.

Fatores naturais e socioeconômicos.