segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

AULA 1 - INTRODUÇÃO

AULA 1 – 2011(Introdução) - PROFESSOR ALLAN RÔMULO
Como Diria Dylan
Zé Geraldo
Hei você que tem de 8 a 80 anos
Não fique aí perdido como ave
sem destino
Pouco importa a ousadia dos seus planos
Eles podem vir da vivência de um ancião
ou da inocência de um menino
O importante é você crer
na juventude que existe dentro de você
Meu amigo meu compadre meu irmão
Escreva sua história pelas suas próprias mãos
Nunca deixe se levar por falsos líderes
Todos eles se intitulam porta vozes da razão
Pouco importa o seu tráfico de influências
Pois os compromissos assumidos quase sempre ganham
subdimensão
O importante é você ver o grande líder que existe dentro
de você
Meu amigo meu compadre meu irmão
Escreva sua história pelas suas próprias mãos

Não se deixe intimidar pela violência
O poder da sua mente é toda sua fortaleza
Pouco importa esse aparato bélico universal
Toda força bruta representa nada mais do que um sintoma
de fraqueza.
O importante é você crer nessa força incrível que existe
dentro de você
Meu amigo meu compadre meu irmão
Escreva sua história pelas suas próprias mãos.
Vou deixar a vida me levar
Pra onde ela quiser seguir a direção de uma estrela qualque-ér
E deixa a sorte me buscar
Eu já estou na sua estrada
Sozinho não enxergo nada


Deixa a vida me levar (Vida leva eu!)
Só posso levantar as mãos pro céu
Agradecer e ser fiel ao destino que Deus me deu
Se não tenho tudo que preciso com o que tenho, vivo
De mansinho lá vou eu...

sábado, 22 de janeiro de 2011

SOCIOLOGIA - Aula 2

CESTV - 2011 – (AULA 2) – SOCIOLOGIA
PROFESSOR – ALLAN RÔMULO

2º PERÍODO - A OBJETIVIDADE DA ANALISE SOCIOLÓGICA
• TRABALHO E SOCIEDADE
O trabalho existe para satisfazer as mais diversas necessidades humanas, das mais simples (comida, abrigo) às mais complexas (lazer, crença); enfim, necessidades físicas e espirituais.
Sociedade greco-romana: A escravidão era fundamental para manter os cidadãos comuns longe do trabalho braçal, discutindo os assuntos que proporcionariam o bem-estar de seus semelhantes;
Sociedade feudal: Quem de fato trabalhava eram os servos, os aldeões e os camponeses livres. Os senhores feudais e o clero exploravam e viviam do trabalho destes primeiros.
Sociedades tribais: Nas sociedades tribais o trabalho é uma atividade vinculada às outras, bem diferente das outras sociedades. A produção (trabalho) está vinculada a mitos e ritos, ligada ao parentesco, às festas, às artes, enfim a toda a vida do grupo.

5º PERÍODO - O TRABALHO E OS MODOS DE PRODUÇÃO
• O CAPITALISMO
“Que é uma jornada de trabalho?”
A jornada de trabalho compreende diariamente as 24 horas completas, depois de descontar as poucas horas de descanso, sem as quais a força de trabalho fica totalmente impossibilitada de realizar novamente sua tarefa.
O trabalhador, durante toda a sua existência, nada mais é que força de trabalho e que, por isso, todo o seu tempo disponível é por natureza e por direito tempo de trabalho; portanto, pertencente à autovalorização do capital. Tempo para educação humana, para o desenvolvimento intelectual, para o preenchimento de funções sociais, para o convívio social, para o jogo livre das forças vitais físicas e espirituais, mesmo o tempo livre de domingo – e mesmo no país do sábado santificado – pura futilidade!

6º PERÍODO - OS GRUPOS SOCIAIS
4º PERÍODO – MOBILIDADE SOCIAL
• A IDEOLOGIA
O conceito de ideologia surgiu no contexto das transformações sociais e políticas que marcaram os séculos XVIII e XIX (Revolução Industrial e Revolução Francesa). Desde seu surgimento, até nossos dias, há um intenso debate sobre o papel que as ideias ocupam na sociedade: se fazem parte dela ou se são apenas reflexo da realidade (fragmentos)
O conceito de ideologia inicialmente tinha o objetivo de tomar o lugar da teologia como ciência das ideias, tendo em vista que o mundo se tornava cada vez mais racional e menos teológico. Sob a nova crença, a humanidade era responsável por seus atos e pelas conseqüências advindas deles.
Raymond Williams afirma que o conceito de ideologia pode ser definido, basicamente, de acordo com três concepções básicas:
1. Como sistema de crenças de uma classe ou grupo social. Nessa concepção estariam incluídos os valores, ideias e projetos de um grupo ou classe social específicos.
2. Como sistema de crenças ilusórias – o que se costuma chamar de “falsa consciência”. Essas crenças ilusórias, baseadas em critérios impossíveis de serem comprovados, contrastariam com o conhecimento verdadeiro ou científico.
3. Como processo geral de produção de significados e ideias.

PRIMEIRO PERIODO – OS PRINCÍPIOS DA SOCIOLOGIA
TERCEIRO PERIODO – AS INSTITUIÇOES SOCIAIS
• A POBREZA
As desigualdades sociais não são acidentais, mas produzidas por um conjunto de relações que abrangem as várias esferas da vida social. No nível econômico, tem-se um conjunto de relações que levam à superexploração do trabalho e à extrema concentração de riquezas. No nível político, assiste-se a um processo de exclusão que mantém a grande maioria da população distante das decisões governamentais, o que acaba, ao mesmo tempo, mantendo essas condições socioeconômicas e produzindo em todos os níveis a multiplicação das desigualdades.
10% mais ricos ficam com quase a metade da renda nacional, enquanto os 10% mais pobres, com apenas 0,8%.
Diante do esvaziamento de poder provocado pelas recentes desnacionalizações de empresas (neoliberalismo) e do avanço do capital estrangeiro sobre vários domínios (públicos e privados), o governo poderá implementar mecanismos de reversão das condições de desigualdade?Não estaria o país condenado, nas próximas décadas ao contínuo processo de aprofundamento das disparidades sociais?Somente as organizações assistenciais da sociedade civil, que se multiplicaram nos anos 90, ficariam incumbidas de introduzir projetos de melhoria das condições de vida das populações mais pobres?Até que ponto isso seria suficiente para reverter o quadro de desigualdade no Brasil, e não somente minimizar os índices de pobreza e de indigência?
Goiânia, 26 de janeiro de 2011

GEOGRAFIA - Aula 2

CESTV - 2011 – (AULA 2)-GEOGRAFIA
PROFESSOR – ALLAN RÔMULO

• PRIMEIRO PERÍODO - CONCEITOS E TEMAS DA GEOGRAFIA
• TERCEIRO PERÍODO – URBANIZAÇÃO
• QUARTO PERÍODO – ESPAÇO AGRÁRIO
• QUINTO PERÍODO – DA G. FRIA À GLOBALIZAÇÃO
• SEXTO PERÍODO – REV. TECNOLÓGICA E COTIDIANO DAS PESSOAS


• Espaço Geográfico - Dinâmica social

• O espaço geográfico é o produto da ação humana sobre a natureza, ou seja, é um espaço que se forma a partir do momento em que o homem imprime a sua cultura em um espaço natural transformando-o em espaço humanizado.
• Cada elemento componente do espaço natural está intimamente ligado aos demais, dependendo um do outro. Esta noção é de fundamental importância na análise da ação antrópica causadora de desequilíbrios ambientais, pois a modificação de apenas um elemento pode repercutir gravemente nos demais.
• O espaço natural, também chamado de primeira natureza, resultante de um processo evolutivo natural e espontâneo, é transformado em segunda natureza, uma natureza artificial, a partir do trabalho humano de organização. A dinâmica social é, portanto, o principal componente formador das paisagens modernas. Enquanto os espaços naturais são cada vez mais escassos, o meio urbano se torna cada vez mais artificial.
• O espaço geográfico é o espaço das sociedades ou a dimensão espacial do social. Ele contém elementos naturais (rios, planaltos, planícies, etc.) e artificiais (casas, avenidas, pontes, etc.). Segundo o geógrafo Milton Santos, o espaço geográfico somente surge depois de o território ser usado, modificado ou transformado pelas sociedades humanas. Ou quando estas imprimem na paisagem as marcas de sua atuação e organização social.
• O espaço geográfico é a expressão visível de como a sociedade está organizada segundo as normas estabelecidas. Nele estão expressas as desigualdades sociais, a distribuição do poder e o jogo de interesses e de pressões existentes entre grupos e classes sociais sobre o Estado.



• SEGUNDO PERIODO – O ESTADO

• O Estado e a Cidadania - os direitos e os deveres do cidadão.
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

• Artigo XXI
• Toda pessoa tem o direito de tomar parte no governo de seu país, diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.
2. Toda pessoa tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país.
3. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.
• Artigo XXII
• Toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social e à realização, pelo esforço nacional, pela cooperação internacional e de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade.
Goiânia, 25 de janeiro de 2011